Projeto londrinense de futebol feminino coleciona títulos

Texto, fotos, áudio e vídeo: Vinícius Eira

 

Há quem se espante, mas Londrina possui uma das referências nacionais do futebol feminino escolar. O Colégio Estadual Tsuru Oguido possui um projeto de futebol feminino que vem colecionando títulos ao longo dos últimos oito anos. Lideradas pelo técnico e professor de educação física, Johnny Gonçalves, as meninas já conquistaram seis vezes o Campeonato Paranaense Escolar, cinco vezes os Jogos Bom de Bola e neste ano foram campeãs da Série Prata do Campeonato Brasileiro Escolar.

 

FOTO 1

A meia Eduarda Marconi (chutando a bola) veio de Paraguaçu Paulista (SP) para jogar na equipe do Tsuru, referência do futebol feminino no país

 

O projeto se iniciou em 2012, quando Gonçalves veio de Foz do Iguaçu para Londrina e viu potencial nas meninas em suas aulas. Surgiu a ideia de começar a dar treinos de futsal e, posteriormente, iniciaram-se as turmas de futebol de campo. Hoje a equipe conta com 20 atletas das categorias sub-14 e sub-17. As meninas treinam duas horas por dia, de segunda a sexta-feira, em um campo próximo ao colégio.

E em 2019, o Tsuru Oguido dará um passo ainda maior. Gonçalves anunciou em primeira mão ao Pretexto que a equipe firmou uma parceria com o Londrina Esporte Clube, por meio da Fundação de Esportes de Londrina (FEL), para disputar o Campeonato Paranaense Feminino adulto. A união consiste no licenciamento da marca com a equipe na utilização de uniformes, além da estrutura para jogos e treinos e fornecimento de material esportivo.

 

FOTO 2

As meninas do Tsuru Oguido já treinam com uniformes do Londrina Esporte Clube

 

“A parceria chega em boa hora, já que temos dificuldades para arrumar patrocinadores. Nos últimos dois anos, conseguimos apoio da FEL – por meio do Fundo Especial de Incentivo a Projetos Esportivos (Feipe) –, o que ajudou muito. E a comunidade também dá uma força. Por exemplo, temos uma parceria com uma academia aqui do Jardim Santa Rita, só de mulheres, para as meninas treinarem. E assim a gente vai crescendo e buscando levar o nome de Londrina para o país”, disse Gonçalves.

 

FOTO 3

O técnico Johnny Gonçalves chegou a Londrina em 2012 e, de lá para cá, vem colecionando títulos no comando do Tsuru Oguido

 

 

E o ano de 2019 é um marco para o futebol feminino. A Copa do Mundo Feminina, disputada ao longo de junho, tem transmissões em canais abertos e a maior cobertura de um torneio da modalidade. Além disso, as confederações de futebol ao redor do mundo passaram a exigir que, para as equipes masculinas disputarem alguns torneios, como a Libertadores masculina, precisam ter uma equipe profissional feminina própria, ou se associar a algum clube, o que aumenta o investimento na modalidade. Há ainda o aumento de 71% dos jogos no calendário nacional, segundo a Confederação Brasileira de Futebol (CBF). “2019 é um divisor de águas para o futebol feminino no Brasil”, afirmou a assessoria da CBF por meio de nota.

 

 

LEIA MAIS

Ginastas londrinenses vão representar Brasil em torneios internacionais

Muay thai é a luta do momento entre as mulheres

Projeto londrinense é referência na formação de atletas

 

Deixe um comentário